Home / Depilação / Epilação: Depilação Com Açúcar (Sugaring)

Epilação: Depilação Com Açúcar (Sugaring)

A depilação com açúcar ou depilação persa é um método de remoção de pelos. A depilação com açúcar é usada desde o ano 1900 AC usando mel. O açúcar apenas se começou a usar no resto do mundo após o primeiro milénio, sendo a sua origem na Papua-Nova Guiné, antes desta data o açúcar não se encontrava em mais lado nenhum.

O método de remoção de pelos com açúcar pode ser menos doloroso pois o substrato cola-se ao pelo sem pegar na pele. Pode aplicar à temperatura ambiente ou aquecido (morno) evitando assim queimaduras. No entanto na depilação com açúcar há sempre o risco de irritação da pele, hipersensibilidade e reação.

Pasta de Açúcar Para Depilação Com Açúcar

A pasta de açúcar para usar da depilação pode ser feita com itens que tem em sua casa como água, açúcar, sumo de limão, amido, mel ou melaço. Também existe no mercado pastas de açúcar para depilação. Esta pasta de açúcar é feita à base de água acaba por ser fácil de limpar, recorrendo a água morna.

Receita Para Pasta de Depilação Com Açúcar

A receita mais comum para fazer a pasta para a depilação com açúcar segue as seguintes indicações:

  • 2 unidades de açúcar
  • ¼ unidade de sumo limão (quer seja fresco ou de garrafa, mas não do concentrado)
  • ¼ unidade de água

Aqueça os ingredientes e misture-os bem até ficarem completamente líquidos, depois verá uma mudança no líquido que passa de brando para uma cor dourada. Não deixe que fique muito escuro.

A tonalidade e a espessura da pasta para depilação com açúcar são controladas com o aquecimento da solução a determinadas temperaturas. Para uma pasta mais espessa aqueça a solução a 118ºC, para mais líquida aqueça a 121ºC.

Quando terminado, deixe a pasta arrefecer à temperatura ambiente.

A adição do sumo de limão serve para controlar a acidez, pois vai quebrar as ligações de sucrose em frutose e glucose. Dando à pasta de açúcar para depilação uma estrutura não cristalina.

Como Fazer a Depilação Com Açúcar?

Pode fazer a depilação com açúcar de duas formas (sendo ambas removidas da mesma forma):

  • Aplicar a pasta de açúcar sobre uma banda de depilação e depois sobre a pele
  • Aplicar diretamente sobre a pele

Quando recorrer à banda de depilação a zona corporal a ter os pelos removidos deve ser polvilhada com pó de talco ou com amido antes de aplicar a pasta de açúcar. Depois espalhe a pasta de açúcar recorrendo a uma espátula ou mesmo com a mão.

Após aplicar a pasta sobre a pele, na direção do crescimento do pelo, recorra a uma banda de papel e puxe na direção oposta ao crescimento dos pelos.

Depilação Com Açúcar na TV

Neste link veja uma reportagem sobre a depilação com açúcar.

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks :Ad Views : Ad Clicks :Ad Views : Ad Clicks :Ad Views : Ad Clicks :Ad Views : Ad Clicks :Ad Views : Ad Clicks :Ad Views : Ad Clicks :Ad Views :