Formas de Depilação Masculina
Existem várias formas de depilação masculina, para remover os pêlos indesejáveis, sendo que todas têm aspectos positivos e negativos. A utilização da lâmina para rapar o pêlo é o método mais tradicional de depilação, mas é efémero, pois o pêlo cresce rapidamente. A lâmina pode ser também difícil de utilizar em certos locais do corpo, além das possíveis lesões se a lâmina não for manuseada com o devido cuidado. Existem máquinas que permitem também rapar o pêlo, mas existem também outros alternativas e métodos de depilação masculina.
Os depilatórios, cremes e loções, são um método de remoção de pêlos que pode ser mais fácil de utilizar do que o uso da lâmina. Esses produtos incluem químicos, como o ácido tioglicólico, que permitem dissolver os pêlos na superfície da pele. A não ser que uma pessoa tenha a pele muito sensível, este método tem uma vantagem em relação à forma de depilação supracitada, porque não irrita a pele e não tem riscos de corte como os que estão associados ao uso da lâmina. A remoção de pêlos com depilatórios, geralmente, permite ficar sem pêlos durante alguns dias, sensivelmente de um a quatro dias.
A depilação com cera tem um efeito mais duradouro que esses métodos, porque envolve a remoção do pêlo na base do folículo capilar. Esta forma de depilação pode durar de quatro a oito semanas, antes que os pêlos começem a crescer e o procedimento necessitar de ser repetido. Depilar com cera também ajuda a ter uma pele mais suave e, geralmente, os pêlos crescem mais finos. A aplicação da cera pode ser feita em casa ou num spa e estão disponíveis em muitas variedades. A cera pode ser concebida para ser aplicada quente ou fria.
A eletrólise é uma técnica que é vista como permanente. Através do uso de uma agulha especial, a eletrólise expõe os folículos capilares a uma corrente elétrica, que mata a célula produtora do pêlo. Este método de remoção de pêlos, contudo, nem sempre é permanente porque, por vezes, são criadas novas células produtoras de pêlos, para substituir os folículos mortos.
A depilação com laser é também outra forma eficaz de remover pêlos, embora seja um método ligeiramente mais dispendioso. Este procedimento é efectuado por um técnico, devidamente licenciado para o efeito. O laser é usado para danificar os folículos capilares, abrandando substancialmente o crescimento dos pêlos. Os resultados são, normalmente, duradouros.