Depilação Masculina – Um Guia para o Homem

No passado, a depilação era algo quase exclusivamente feminino. A não ser que você fosse um ciclista, nadador, dançarino ou algo afim, muito provavelmente os seus pêlos corporais permaneceriam intactos.

Contudo, actualmente, cada vez mais homens optam por fazer depilação, independentemente da zona, por razões estéticas. Ao contrário do passado, onde os pêlos eram vistos como um sinal de masculinidade, hoje em dia são considerados inestéticos, mais concretamente quando surgem em zonas pouco convencionais, como é o caso dos ombros e das costas. Além disso, a maior parte das clínicas estéticas atuais já disponibilizam o serviço de depilação quer para mulheres, quer para homens. Portanto, cabe a si e ao seu gosto pessoal optar por fazer depilação ou não. Não sinta qualquer embaraço se optar por fazer depilação numa determinada zona, onde os pêlos lhe incomodam, pois é uma opção pessoal e uma escolha sua. O importante é que você se sinta bem consigo e com a sua imagem.

Assim sendo, abaixo mostramos as principais opções disponíveis atualmente para a depilação masculina:

Depilação Permanente – Laser ou Luz Pulsada

Estas terapias, disponíveis em qualquer clínica moderna de depilação, usam os raios de laser ou luz pulsada para matar a raíz do cabelo. Contudo, não mata o folículo (o sítio onde o pêlo cresce), pelo que tecnicamente pode surgir outro pêlo em seu lugar, embora seja difícil. Isto significa que os resultados duram muito tempo, podemos mesmo falar em resultados permanentes, se fizermos uma ou duas sessões de manutenção anuais. Por essa razão, não devemos falar em depilação definitiva, pois isso por enquanto não existe.

As sessões de tratamento podem durar cerca de 30 minutos ou um pouco mais, dependendo da zona, e podem ser necessárias até 8 sessões de depilação. Para homens muito peludos e com grandes zonas a depilar, como costas, podem ser necessárias mais sessões.

Estas terapias são excelentes para remover ou reduzir os pêlos nas costas, peito, estômago, ombros e zonas genitais. Funciona melhor em pele clara com pêlos escuros. Pelo contrário, o tratamento é pouco eficaz em pêlos loiros ou brancos. Além disso, esses tratamentos são quase indolores, especialmente quando comparados com outros meios de depilação, como a depilação com cera.

Cera

Atualmente, esta opção é também muito praticada e fácil de utilizar, no conforto da sua casa ou numa clínica estética. Graças a ceras modernas, como ceras de soja, elas só aderem ao pêlo quando são aplicadas na pele. Tiras especiais de pano são colocadas sob o creme depilatório. Quando a mistura seca, após alguns minutos, as tiras são removidas, bem como o pêlo. Em termos de duração, este procedimento pode levar desde 10 minutos até cerca de uma hora, depende da zona a depilar. É uma óptima forma de depilação para modelar as sobrancelhas, para remover pêlos nas orelhas e pescoço, pernas, axilas e braços. Embora a depilação a cera possa ser facilmente feita na área genital, é dolorosa, pelo que você deve experimentar primeiro este tipo de depilação em outras áreas do corpo. A duração dos resultados varia, mas geralmente são cerca de 4 a 6 semanas.

Depilação Masculina

  A cera, enquanto método de depilação masculina, é muito utilizada em certas áreas do corpo

Eletrólise

Usando uma agulha muito fina para penetrar cada eixo do cabelo individual, este sistema envia pequenos choques de eletricidade para o folículo piloso, matando as células que fazem realmente o cabelo. Uma vez que uma célula é eliminada, o pêlo não volta a crescer.

Cada tratamento é relativamente curto, desde 10 a 20 minutos, mas se você quer remover muitos pêlos, pode levar até um ano de tratamentos semanais. Uma vez que cada pêlo é tratado de forma individual, veja bem a sua quantidade de pêlos para imaginar o tempo que vai levar.

A eletrólise funciona bem em todas as áreas mas, devido ao elevado consumo de tempo associado a esta forma de depilação, as pequenas zonas são geralmente o melhor sítio para começar, como as sobrancelhas ou pêlos no pescoço. Se for usado num contexto de depilação genital, pode ser usado um anestésico local, embora muitos homens vejam esse tipo de depilação como muito doloroso para ser usado nesta zona sensível. Os resultados são permanentes.

Rapar os Pêlos

Naturalmente, este método de depilação de pêlos corporais dura somente em alguns dias, mas é rapido e, além disso, barato. Você pode rapar os pêlos com uma lâmina ou mesmo com uma máquina apropriada para o efeito (aconselho a compra de uma máquina para depilação masculina, para rapar e aparar os pêlos). Existem mesmo cabos extensíveis com os quais podemos chegar a zonas difíceis, como as costas. É um óptimo método de depilação para zonas como as costas, ombros e nádegas. É possível usar este método na zona genital, embora (se usar uma lâmina) não seja recomendado, pois um corte nesta zona pode ter complicações sérias. Em termos de duração, depende também da zona, mas geralmente de 20 minutos a uma hora, o que pode encurtar, após você adquirir alguma experiência em remover os seus pêlos com este método.

Cremes ou Géis Depilatórios

Estes produtos utilizam componentes químicas, que atacam as proteínas nos pêlos, dissolvendo as mesmas. Isto faz com que o pêlo quebre, caindo de forma quase instantânea. Esta forma de depilação é adequada para costas, peito, braços e pernas. Algumas outras zonas, como a zona genital, podem ser demasiado sensíveis para esta forma de depilação. Pode levar 30 minutos a 60 minutos a retirar os pêlos, isto depois de deixar o produto actuar durante alguns minutos. Em termos de duração e resultados, você pode esperar uma pele limpa durante uma ou mais semanas. Teste sempre estes produtos numa pequena área de pele, antes de aplicar em toda a zona a depilar.

Veja Artigos Similares