Depilação Pubiana Feminina

A depilação pubiana feminina é uma preferência pessoal. Algumas mulheres aparam os pelos púbicos ou vão a um salão depilar os mesmos com cera, enquanto outras mulheres preferem usar a lâmina em casa ou mesmo deixar os pelos como estão. A depilação pubiana feminina naturalmente não é obrigatória, pois não é preciso remover os pelos nessa área para ter um corpo limpo e, além disso, na realidade, não existem benefícios para a saúde somente por remover os pelos púbicos.

Depilação pubiana feminina

Métodos para depilação pubiana feminina

Vejamos abaixo os métodos mais recorrentes para remover os pelos púbicos femininos.

Depilação com lâmina – Algumas mulheres referem que este método embora fácil, exige muita manutenção pois os pelos crescem rapidamente. Após a depilação pode sentir na área genital alguma coceira e eventualmente alguma acne, pois essa área é muito sensível. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os pelos não crescem mais espessos, pois isso é somente um mito. Mesmo assim, se quiser manter essa área sem pelos e suave, irá precisar de investir em bons utensílios como tesouras, lâminas próprias para depilação, cremes específicos e, naturalmente, contar em depilar-se com poucos dias de intervalo.

Depilação com cremes depilatórios – Este método para depilar os pelos públicos femininos é indolor, mas é importante ter em linha de conta que nem todos os cremes depilatórios são apropriados para usar nesta zona do corpo. Por isso, deve ler com atenção o rótulo do produto, para se certificar que é seguro de usar na zona púbica, bem como para usar o creme da forma mais adequada. Experimente o produto numa pequena área antes, para se certificar também que não é alérgica ao creme.

Depilação com cera – Com este método é aplicado cera líquida sobre os pelos que quer remover. Depois, uma tira é colocada sobre a cera, antes que endureça. Leva somente alguns segundos para a cera endurecer. Depois de endurecer, a tira é tirada rapidamente. Este método de depilação feminina geralmente pica, quando a tira é removida. A depilação com cera é diferente de outros métodos porque o pelo é removido pela raiz, pelo que não cresce tão rapidamente. Se optar por este meio, é melhor fazer a depilação num salão ou spa, para que não tenha problemas. Se a cera estiver demasiado quente, pode queimar a sua pele. Além disso, não deve usar a lâmina antes de fazer a depilação com cera.

Depilação a laser  A depilação a laser é um procedimento que usa um raio de luz forte, o qual penetra a pele para destruir o folículo capilar. O pelo eventualmente cai. Durante o procedimento, é necessário usar proteção para os olhos. Os resultados podem variar de pessoa para pessoa, e algumas pessoas podem notar alguma vermelhidão e inchaço temporário após a sessão. O procedimento em si varia em termos de tempo, pois depende da quantidade de pelos a remover. Este tipo de depilação pode ser dispendiosa e levar 4 ou mais sessões. Se quiser experimentar este método, deve marcar primeiro uma consulta com um técnico certificado ou dermatologista, que tenha experiência na realização deste tipo de procedimento.

Depilação por Eletrólise – É o único método de depilação que remove o pelo de forma permanente. Neste caso, é utilizado um  eléctrodo em forma de agulha para destruir a raiz do pelo. Geralmente leva cerca de 25 sessões para remover completamente todas as raízes. Os preços são semelhantes à depilação a laser, pelo que é um método também dispendioso.

Dicas para fazer a depilação pubiana feminina

Vejamos abaixo algumas dicas úteis para lhe ajudar a remover os pelos nesta zona difícil:

  • Utilize um espelho de mão para que possa ver a área que quer depilar
  • Apare o máximo de pelos que conseguir, antes de começar a depilar os mesmos
  • Aplique o creme depilatório ou qualquer outro produto afim sobre a área toda que pretende depilar
  • Use uma lâmina nova sempre que necessário
  • Estique a pele com uma mão e remova os pelos com a outra
  • Remova os pelos na direção que o pelo crescer, devagar, naturalmente
  • Lave a zona, após a depilação, com água quente
  • Aplique óleo de bebé ou uma loção com aloe vera na zona depilada, quando acabar

É possível que surjam alguns efeitos secundários após a depilação, especialmente quando a pele não está habituada, os quais podem incluir a coceira, vermelhidão, queimadura, cortes e infecções causadoras de foliculite. Contudo, se surgirem, não se preocupe pois, normalmente, passam em poucos dias.

Veja Artigos Similares